‘Dinheiro esquecido’ nos bancos: veja se você pode retirar

Os nascidos em fevereiro terão até o dia 29 de abril de 2022 para sacar o dinheiro

Você pode pensar: “como alguém pode esquecer dinheiro no banco?” Por mais incrível que pareça, segundo o Banco Central, os brasileiros esqueceram mais de R$ 50 bilhões em contas inativas no Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), cotas do PIS/Pasep e contas bancárias. Vão poder retirar esse dinheiro, os clientes de bancos e no caso de falecimento, os herdeiros.

Muitos trabalhadores deixaram de sacar o dinheiro das cotas do PIS/Pasep. Quem trabalhou com carteira assinada entre os anos de 1974 a 1988 e não retirou os valores, vão poder agora ter acesso a esse dinheiro.

Segundo informações, 10,6 milhões de pessoas ‘esqueceram’ nos bancos cerca de R$ 23,5 bilhões. Os herdeiros dessas pessoas, viúvas e descendentes podem sacar os valores que estão disponíveis.

FGTS

Segundo a Caixa Econômica Federal, quase 90 mil contas inativas do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço), possuem dinheiro que não foram sacados, são quase R$ 18,910 bilhões.

O FGTS pode ser sacado pelo trabalhador com carteira assinada, os rurais e safreiros (que trabalham no período de colheita), intermitentes, temporários, avulsos, domésticos e atletas profissionais.

Contas bancárias ‘esquecidas’

A pessoa que possui conta bancária  e que por algum motivo ‘esqueceu’ o dinheiro, vai poder retirar o valor. Segundo os bancos existem valores parados em contas físicas e jurídicas fechadas ou que ainda estão ativas, mas sem movimentação.

Muitos casos, são restituição de cobranças indevidas, investimentos não procurados, entre outras situações. Estão à disposição dos correntistas  que ‘esqueceram’ dinheiro em suas contas, R$ 8 bilhões.

Como consultar?

Nesta segunda-feira (7), o Banco Central anunciou a criação de um novo site para o Sistema de Valores a Receber (SRV), que vai permitir que as pessoas e as empresas consultem “quantias esquecidas” em contas nos bancos ou em outras instituições financeiras.

O BC também afirmou que o novo site vai estar funcionando a partir da próxima segunda-feira, 14 de fevereiro.

Se confirmar que tem valores a resgatar, receberá uma data para reconhecer a quantia desses valores e poder solicitar a transferência a partir de 7 de março deste ano.

Para você consultar, será necessário ter uma conta no site do governo e informar seu CPF ou CNPJ.

Veja o passo a passo

Ter uma conta no login no Gov.br é necessário para solicitar os recursos financeiros, segundo o BC.

O cadastro é gratuito, acesse o site pelo link gov.br ou pelos aplicativos da plataforma, que podem ser baixados (Google Play para celulares Android – Apple Store, para iPhone). A conta gov.br tem três níveis de segurança e acesso: bronze, prata e ouro.

Depois que você instalar o app ou entrar no site, deverá prestar atenção nas etapas que terá que passar (reconhecimento facial, disponibilização do CPF, criar uma senha).

Para que possa retirar o valor ‘esquecido’, deverá ter uma conta nível prata ou ouro, que oferecem mais segurança digital.

A consulta não poderá ser mais realizada pelo site do Banco Central, somente agora pelo novo endereço valoresareceber.bcb.gov.br

Fonte: Jornal Contábil – 09/02/2022